INÁCIO
-(TESTEMUNHA DA FALSIDADE DO EVANGELHO CONTEMPORÂNEO).
Há uma evidente impossibilidade em encaixar a teologia do “prosperidade” não apenas na Bíblia, mas na história da igreja com seus mártires e perseguições atrozes que verdadeiros cristãos sofreram.
INÁCIO - bispo de Antioquia, que foi devorado por bestas feras no Coliseu .Ele aparece nas páginas da história já como o bispo de Antioquia, que nessa ocasião era uma das maiores cidades de Roma.
Inácio
fora discípulo dos apóstolos Pedro e João. Aprendera desses mestres
competentes a sublime ciência do amor de Deus, que fez dele um dos
pilares e ornamentos da Igreja Primitiva. Depois dos apóstolos, ele foi
um dos homens mais notáveis da igreja; seus contemporâneos, e os pais
que viveram nos três séculos
seguintes, mencionam-lhe o nome com a maior reverência. Policarpo e Crisóstomo fizeram dele o objeto de seu mais eloqüente panegírico. Após uma vida de mais de cinqüenta anos no episcopado de Antioquia, aprouve ao Todo-Poderoso chamá-lo a receber sua coroa, por uma morte que deveria ser uma glória e um modelo para a Igreja. A história de seus labores e virtudes não foi escrita, mas todas as particularidades de sua morte foram registradas por testemunhas oculares. e distribuída em várias igrejas; por isto seus Atos são os mais autênticos na história do passado. O documento original, escrito em grego, acha-se preservado, e foi publicado por Ruinart, em Paris, em 1690. A cena de seu martírio começa, de acordo com a melhor autoridade, no ano 107 de Nosso Senhor. Trajano tinha nas mãos o cetro dos césares, e Evaristo sentava-se na cadeira do papa. A tempestade que atacara a Igreja durante o reinado de Domiciano fora acalmada. Relatam os historiadores que Trajano não amava naturalmente o derramamento de sangue, e possuía um sentimento de humanidade mais nobre que todos os imperadores que o precederam; era, no entanto, covarde e escravo da opinião pública. Ele reprimia os próprios sentimentos para favorecer o gosto brutal da plebe. A fim de ganhar popularidade, e sob o pretexto de devoção aos deuses do Império, dava continuidade, de tempos em tempos, às horríveis cenas de perseguição aos inofensivos cristãos. Inácio foi uma de suas vítimas.
seguintes, mencionam-lhe o nome com a maior reverência. Policarpo e Crisóstomo fizeram dele o objeto de seu mais eloqüente panegírico. Após uma vida de mais de cinqüenta anos no episcopado de Antioquia, aprouve ao Todo-Poderoso chamá-lo a receber sua coroa, por uma morte que deveria ser uma glória e um modelo para a Igreja. A história de seus labores e virtudes não foi escrita, mas todas as particularidades de sua morte foram registradas por testemunhas oculares. e distribuída em várias igrejas; por isto seus Atos são os mais autênticos na história do passado. O documento original, escrito em grego, acha-se preservado, e foi publicado por Ruinart, em Paris, em 1690. A cena de seu martírio começa, de acordo com a melhor autoridade, no ano 107 de Nosso Senhor. Trajano tinha nas mãos o cetro dos césares, e Evaristo sentava-se na cadeira do papa. A tempestade que atacara a Igreja durante o reinado de Domiciano fora acalmada. Relatam os historiadores que Trajano não amava naturalmente o derramamento de sangue, e possuía um sentimento de humanidade mais nobre que todos os imperadores que o precederam; era, no entanto, covarde e escravo da opinião pública. Ele reprimia os próprios sentimentos para favorecer o gosto brutal da plebe. A fim de ganhar popularidade, e sob o pretexto de devoção aos deuses do Império, dava continuidade, de tempos em tempos, às horríveis cenas de perseguição aos inofensivos cristãos. Inácio foi uma de suas vítimas.
No oitavo ano de seu reinado, Trajano obteve uma
gloriosa vitória sobre Decébalo, o rei dos dácios, e anexou todo o seu
território ao Império Romano. No ano seguinte, assentou uma expedição
contra os partos e os armênios, aliados dos dácios. Chegando a
Antioquia, ameaçou com as mais severas punições todos aqueles que não
sacrificavam aos deuses. Os labores e as pregações do venerável bispo
desta cidade fora tão coroado de sucesso, que a igreja florescera, e
deixara de ser uma desprezível comunidade de uns poucos indivíduos. Os
pagãos viam com maus olhos a igreja crescendo à sua volta, e
aproveitaram a presença do imperador para pedir a sua extinção. "O
magnânimo campeão de Jesus Cristo" dizem os Atos de Inácio, "receando
que sua igreja se transformasse num cenário de massacre, voluntariamente
entregou-se em suas mãos, (.vara que saciassem nele a sua fúria,
salvando assim o rebanho"'.
Ele
foi imediatamente conduzido à presença do imperador, e acusado de ser o
cabeça e promotor do cristianismo na cidade. Trajano, assumindo um tom
arrogante e desdenhoso, dirigiu-se ao idoso bispo, que se mantinha
destemido perante ele, com estas palavras: - Quem és tu. espírito ímpio e
mau, que te atreve não somente a transgredir nossas ordens, mas também a
aplicar-te em carregar outros contigo para um fim miserável?
Meigamente,
Inácio replicou: — Os espíritos ímpios e perniciosos pertencem ao
Inferno; eles nada têm a ver com o cristianismo. Tu não podes chamar-me
de ímpio e mau. quando levo no coração o Deus verdadeiro. Os demônios
tremem à simples presença dos servos do Deus a quem adoramos. Eu tenho
Jesus Cristo, o Senhor universal e celestial, e Rei dos reis. Pelo seu
poder, posso pisar todo o poder dos espíritos infernais.
— E quem é que possui e carrega seu Deus no coração? — indagou Trajano.
— Todos os que crêem no Senhor Jesus Cristo, e o servem fielmente — foi a resposta daquele homem santo,
—
Então não acreditas que também carregamos dentro de nós os nossos
deuses imortais? Não vês como eles nos favorecem com o seu auxílio, e
que grande e gloriosa vitória obtivemos sobre os nossos inimigos?
—Vós
estais enganados ao chamar de deuses aquelas coisas que adorais —
replicou Inácio, majestosamente. — Eles são espíritos amaldiçoados; são
os demônios. O Deus verdadeiro é apenas um, e foi Ele quem criou os
céus, a terra, e o mar, e tudo o que existe. E apenas um é Jesus Cristo,
o Filho primogênito do Deus Altíssimo, e a Ele eu oro humildemente,
para levar-me um dia à possessão do seu reino eterno.
— Quem é este Jesus Cristo? Não é Ele que foi posto à morte por Pôncio Pilatos?
—
E dele que eu falo — volveu Inácio. — Ele, que foi cravado na cruz, que
aniquilou o meu pecado e o inventor do pecado, e que, pela sua morte,
pôs sob os pés daqueles que devota-mente o levam no coração todo o poder
e malícia dos demônios.
— Então carregas dentro de ti este Jesus crucificado? — Perguntou o imperador com um sorriso sarcástico.
— Assim é — afirmou Inácio. — Porque Ele nos diz em sua santa Escritura: "Neles habitarei e andarei entre eles" (2 Co 6.16).
Por
um momento, Trajano silenciou; pensamentos conflitantes passaram-lhe
pela mente. Estava ansioso para ouvir mais sobre a religião dos
cristãos, e tocado pela venerável aparência u servo de Cristo, esteve
para mandá-lo de volta ao seu povo com uma leve reprimenda, mas demônio
do orgulho e da infidelidade levantou-se de um salto em seu coração, e
recordou-lhe que qualquer parcialidade para com a seita odiada seria um
sinal de fraqueza, uma perda de popularidade, e uma falta de lealdade
aos deuses. Ademais, a hesitação trairia o falso zelo de seu coração
hipócrita, então, sentando-se no trono, pronunciou a sentença contra o
bispo de Antioquia:
— Ordenamos que Inácio, que afirma carregar
consigo o Jesus crucificado, seja levado em cadeias à grande cidade de
Roma, e cm meio aos jogos do anfiteatro, como um prazeroso espetáculo ao
povo romano, seja dado em alimento ás bestas feras.
Quando Inácio
ouviu sua sentença, caiu de joelhos, e erguendo os braços ao céu, bradou
num êxtase de alegria: - Oh. Senhor, agradeço-te haver-me honrado com o
mais precioso sinal da tua caridade, e permitido que eu seja
acorrentado por teu amor, como foi o apóstolo Paulo.
Ele permaneceu
na mesma posição, os braços levantados, os olhos fixos no céu; parecia
haver tido um vislumbre daquela inefável alegria que tão ardentemente
desejava, c que logo desfrutaria. Foi arrancado de seu devaneio pelas
garras de um soldado que agarrou-lhe a frágil mão, e a prendeu numa
algema de criminoso. Seu crime foi "carregar dentro de si Jesus
crucificado". Ele não ofereceu resistência; cheio de alegria, e orando
por seu pobre rebanho, foi com os guardas para uma das celas da prisão
pública, onde aguardaria a partida para Roma.
Uma multidão
agrupara-se no pátio do palácio do governo, onde residia o imperador.
Quando viram o venerável bispo algemado e condenado à morte, um murmúrio
de compaixão rompeu de cada lábio; havia muita gente com lágrimas nos
olhos, e no peito, um soluço reprimido. Eram cristãos assistindo o seu
amado bispo e pai ser arrastado para uma morte ignominiosa.
João
Crisóstomo reflete com muita eloqüência e piedade sobre a razão de
Inácio haver sido levado a Roma. Os mártires eram geralmente mandados do
tribunal para o cadafalso, e freqüentemente tornavam-se vítimas da ira
impotente dos tiranos, e eram torturados e postos à morte na própria
corte de justiça. Trajano, porém, não era homem de disposição brutal, e
teria suspendido a perseguição contra os cristãos, não fosse o temor da
indignação popular. Quando ordenou que o velho bispo fosse levado a
Roma. e exposto às feras perante dezenas de milhares de espectadores,
foi para que o Império inteiro pudesse louvar-lhe o zelo a serviço dos
deuses, e o povo fosse dissuadido de abraçar o cristianismo ao
testemunhar a terrível sorte de seus líderes. Entretanto, a divina
Providencia, que pode tirar o bem das más ações humanas, destinou essa
jornada à edificação da Igreja e à salvação de inúmeras almas. A
constância, a piedade, e a eloqüência do mártir em seu caminho para a
morte espalharam amplamente a sublime verdade da lei divina; ele
despejou de seu coração o fogo do amor que queimava dentro de si. Por
onde ele passava, os cristãos eram animados a um novo fervor, e muitos
infiéis reconheceram no respeitável prelado um reflexo da divindade do
evangelho que ele pregava; abjurando os falsos deuses do paganismo,
tornaram-se filhos de Deus.
Durante sua viagem a Roma, a sua
felicidade e a sua paz de espírito foram além de qualquer descrição. A
cada dia crescia o seu desejo pelo martírio. Ele foi levado de Antioquia
a Selêucia, e lá embarcou para Esmirna. Aportaram seguramente após
longa e penosa viagem marítima, e Inácio imediatamente empenhou-se para
ter um encontro com o bispo Policarpo, seu condiscípulo de João. Pelo
esforço dos cristãos que o acompanharam, e que provavelmente subornaram
os guardas, foi-lhe dado este privilégio, e ele passou alguns dias com
Policarpo.Os estudiosos da história eclesiástica acharão, talvez, à
primeira vista, alguma dificuldade em trazer para a mesma página os
notáveis nomes de João, Inácio e Policarpo. João foi o discípulo amado,
que reclinou-se no peito do Senhor; Inácio foi martirizado no ano 107; e
quanto a Policarpo, supõe-se que sofreu o martírio no final de 167.
Inácio exerceu o bispado antes que Policarpo houvesse nascido; contudo,
ambos foram discípulos de João. Estes fatos são facilmente conciliados:
João viveu até a idade de 101 anos. Ele consagrou Policarpo ao bispado
de Esmirna por volta do ano 90 de Nosso Senhor, antes de ter as
misteriosas visões do Apocalipse, na ilha de Patmos. Viveu alguns anos
na Mia Menor, e deve ter estado freqüentemente na cidade de Antioquia,
quando Inácio era o seu bispo. Além disso, no primeiro século, aqueles
que podiam consultar os apóstolos por cartas, ou entrevista, sobre as
dúvidas que surgiam acerca dos discípulos ou dos ensinamentos da Igreja,
eram chamados discípulos desses apóstolos. Assim sendo, Inácio e
Policarpo foram condiscípulos de João.
Da residência de Policarpo,
Inácio escreveu algumas cartas maravilhosas e sublimes, solicitando aos
cristãos de diferentes igrejas, especialmente de Roma, que não lhe
impedisse o martírio. Não que os cristãos fossem acostumados a resgatar
seus mártires das mãos dos tiranos por meio da força física, mas Inácio
bem sabia que eles possuíam armas mais poderosas que aquelas ostentadas
pelos exércitos nas batalhas; era a invisível, irresistível, e poderosa
arma da oração. Por ela, a ira dos tiranos era desviada, e a morte,
frustrada. E Inácio suplicou-lhes, com todo o fervor de seu coração, que
o deixassem receber sua coroa, e partir agora, em sua idade avançada,
de uma enfadonha vida de inquéritos judiciais para a bem-aventurança
inefável do reino celestial. Os cristãos consentiram, e o mártir ganhou
sua coroa.
"Obtive do Deus Todo-poderoso", escreveu ele em sua carta
aos romanos, "o que há longo tempo venho desejando: ir ver-vos, a vós,
verdadeiros servos de Deus; e mais que isto, espero alcançar sua
misericórdia. Vou a vós algemado pelo amor de Jesus Cristo, e algemado,
espero chegar logo à vossa cidade para receber vosso abraço e despedidas
para o fim. As coisas começaram de modo auspicioso, e eu oro
sinceramente para que o Senhor remova todo impedimento ou atraso para o
glorioso fim que Ele parece me haver destinado. Mas, oh! Um medo
terrível arrefece-me a esperança, e vós, meus irmãos, sois a causa deste
temor. Temo que a vossa caridade se interponha entre mim e a minha
coroa. Se vós desejásseis impedir-me de receber a coroa do martírio,
ser-vos-ia fácil fazê-lo. Mas que tristeza e dor seria para mim essa
bondade que me privaria da oportunidade de sacrificar a minha vida -
oportunidade que talvez eu nunca mais tivesse. Permitindo que eu me vá
sossegadamente ao meu fim, vós me ajudais naquilo que me é mais caro.
Se, todavia, em vossa caridade mal orientada, quisésseis salvar-me,
estaríeis-vos pondo como os mais cruéis inimigos no próprio portal do
céu, e arremessando-me de volta ao profundo e tempestuoso mar da vida,
para ser novamente atirado de um lado para outro em seus vagalhões de
aflição.
Se me amais com verdadeira caridade, permitir-me-eis subir
ao altar do sacrifício, e vós mesmos reunir-vos-eis à minha volta,
entoando hinos de agradecimento ao Pai e a Jesus Cristo, por Ele haver
trazido, do leste para o oeste, de Esmirna a Roma, o bispo de Antioquia,
para fazê-lo confessor de seu grande nome, e sua vítima e seu
holocausto. Oh! Que feliz e abençoada a nossa sina, morrer para este
mundo, e viver eternamente em Deus!"
Noutro trecho de sua carta, ele
usa estas sublimes e tocantes palavras: "Deixai-mc ser o alimento das
feras; deixai-me ir, desse modo, a possessão de Deus. Sou o trigo de
Jesus Cristo; portanto devo ser quebrado e moído pelos dentes dos
animais selvagens, para que me torne seu pão imaculado e puro. Mago
aqueles animais que logo serão meu honrado sepulcro. Eu desejo e peço a
Deus que eles não deixem nada de mim sobre a terra, para que quando o
meu espírito voar ao descanso eterno, o meu corpo não seja uma
inconveniência a ninguém. Então serei um verdadeiro discípulo de Cristo,
quando o mundo não puder ver mais nada de mim. Oh! Oro a Deus para que
assim seja; que eu possa ser consumido pelas bestas, e ser a vítima do
seu amor. É para solicitar o vosso auxílio que vos escrevo; não vos
envio mandamentos e preceitos, como Pedro e Paulo. Eles eram apóstolos;
eu. um criminoso miserável. Eles eram livres; eu, um escravo sem valor.
Mas se eu sofrer o martírio, serei livre. Agora que estou em cadeias por
Jesus Cristo, reconheço a futilidade das coisas mundanas, e aprendi a
desprezá-las. Na viagem que fiz desde a Síria, por terra e por mar, de
noite e de dia, lutei e ainda luto com dez leopardos ferozes, que me
pressionam de todos os lados; são os dez soldados que me mantêm
algemado, e são meus guardas, que se tornam ainda piores e mais cruéis,
de acordo com os benefícios que recebem. No entanto, estas coisas são
para mim lições do mais sublime caráter; contudo, ainda não sou
perfeito". Veja Acta Sincera. Ruinart, vol. I, etc.)
Embora as cartas
de Inácio despertem os mais profundos sentimentos de devoção em nossa
alma, trazem-nos aos olhos lágrimas de compaixão. Não resta dúvida de
que ele sofreu muito em sua longa e tediosa jornada a Roma. Essa viagem
deve ter levado mais de seis meses; a sua carta de Esmirna data de 24 de
agosto, e ele só foi martirizado em 20 de dezembro. Havendo chegado à
Grécia, cruzaram por terra a Macedônia, e navegaram novamente de Epidamo
à Itália. Cruzaram o mar Adriático, e foram rodeando o litoral sul da
Itália, para a costa oeste. Passando a cidade de Pozzuoli, Inácio ansiou
desembarcar lá, a fim de ir à Roma pela mesma estrada que Paulo
percorrera muitos anos antes. Mas levantou-se um vento favorável, e toda
a viagem foi feita pelo porto de Ostia. "Por um dia e uma noite",
relatam os cristãos que acompanharam Inácio e escreveram os Atos de seu
martírio, "tivemos este vento favorável. Para nós, decerto, era ele uma
fonte de grande tristeza, porque nos obrigava a mais depressa
separar-nos da companhia desse homem santo; para ele, no entanto, era
motivo de grande alegria e felicidade, porque o aproximava cada vez mais
de seu fim almejado".
Chegaram à Ostia pouco antes do término dos
jogos anuais das atendas de janeiro. Estes jogos eram chamados
sigillaria, e eram os mais populares e concorridos. Os soldados,
desejando chegar a Roma antes de seu término, apressaram-se de Ostia,
sem demora. Muitos dos cristãos ouviram da chegada de Inácio, e foram
encontrá-lo num lugar próximo de onde agora se vê a imponente igreja de
São Paulo. Ele foi saudado com uma mistura de alegria e tristeza; alguns
estavam maravilhados de ver o venerável pastor, e receber a sua última
bênção; outros choravam cm voz alta a tristeza de saber que aquele
grande homem ser-lhes-ia tirado por uma morte ignominiosa. Ele os
consolava com a alegria de seu próprio coração, e tornava a
implorar-lhes que não lhe evitassem o sacrifício com suas orações.
Chegando junto aos portões, caíram todos de joelhos e receberam a sua
última bênção solene.
Era a manhã do dia 20 de dezembro, de 107 d.C. O
sol já se erguera no céu, e despejava seu esplendor dourado sobre a
cidade. Os soldados e o velho bispo algemado adentraram aquele portão,
através do qual rolara a corrente do triunfo, e passaram muitos cativos
do leste, para serem massacrados no Capitólio, como o clímax glorioso do
bárbaro triunfo.
Inácio desejara, desde a infância, ver a grande
metrópole do Império, e agora, ela se abria diante dele cm brilhante
esplendor. Era uma floresta de templos, túmulos e mansões, de um branco
nevado que parecia imperecível. Seus olhos, porém, estavam embaçados de
lágrimas: seu coração, moído de tristeza pela medonha escuridão que
pairava sobre a cidade poderosa. O esplendor e a magnificência de seus
monumentos de mármore e ouro mais se assemelhavam à decoração de uma
tumba colossal. Com os braços cruzados sobre o peito, ele orou para que o
sol da justiça eternal um dia raiasse sobre a cidade ignorante; que o
sangue de tantos mártires derramado em seu solo contribuísse para que na
vida de outros santos se apresentassem os frutos daquele sangue mais
precioso vertido no Calvário.
Enquanto Inácio absorvia-se na oração,
uma breve curva na estrada trouxe-os para dentro da visão do poderoso
Coliseu, do deslumbrante vestígio do palácio dourado de Nero, que
coroava o Palatino, e. à distância, dos templos imponentes do Capitólio.
Ao mesmo tempo, ouviram o troar de alguns milhares de vozes, misturadas
aos rugidos dos leões e das outras feras. Um gladiador havia tombado no
anfiteatro, e o populacho brutal ovacionava o golpe fatal que o
derrubara; os animais alarmavam-se no calabouço, e a terra parecia
tremer ao som do medonho coro de homens e bestas. Alguns minutos, e
Inácio chegou junto aos muros maciços do Coliseu. Mas adiantemo-nos a
ele, e tomemos assento numa das bancadas, para testemunhar a horrenda
cena que se seguirá.
Um simples olhar à volta do anfiteatro, e seriam
necessários alguns volumes para descrever tudo o que vemos. Imensidão e
arte, beleza e conforto, envolto com os raios de luz que trazem as
primeiras impressões - a mistura heterogênea de milhares de pessoas que
ocupam cada assento disponível, o multicolorido suavizado pelo toldo
púrpura, enriquecido pelas brilhantes armaduras dos soldados, e tudo o
que o ouro e a prata podem oferecer para deslumbramento dos olhos. O
trono do imperador, numa plataforma elevada, com o palio carmesim, é de
notável suntuosidade. Ele não está presente; encontra-se no acampamento.
Mas o seu lugar está ocupado pelo prefeito da cidade, um coitado
imprestável, cujo deus é a vontade do seu senhor, Próximo a ele estão os
organizadores dos jogos, os irmãos Arvals, e as virgens vestais; no
primeiro círculo de bancadas, sentam-se todos os ricos e grandes da
cidade; a ordem acima deles acha-se vestida de belos mantos brancos -
são os cavaleiros. E então vem a imensa plataforma, ou galeria do povo,
onde se acham bancadas de madeira para as mulheres, obrigadas, por lei. a
estarem separadas, e modestamente à distância das cenas de nudez e
crueldade, que se passam na arena. Entre o povo. estão os enviados de
todos os territórios sob a águia romana, e em todas as variedades de
cores e costumes. Vê-se a raça robusta do norte gelado, de alvas feições
e cabeleira castanha, lado a lado com o árabe trigueiro c o etíope de
cabelo encaracolado; vêem-se os habitantes das profundezas do Egito, que
bebem água das cataratas do Nilo, ao lado dos sarmácias, que mitigam a
sede com o sangue de seus cavalos."Quae tam seposita est, quae gens tam barbara, caesar, ex qua spectator non sit in urbe tua!"— Marcial.
A
confusão das vozes era como o murmúrio do mar vigoroso. Parecia que a
soberania do povo, banida do Fórum, buscara refúgio no anfiteatro, e
vindicava com gritos ensurdecedores a sua liberdade de insultar e
abusar. Em vão imaginamo-nos como pessoas do passado, para pintar as
cenas do Coliseu nos dias de sua glória! Nada possuímos no âmbito de
nossa experiência para comparar aos seus 100.000 espectadores
tripudiando sobre imagens de assassinato e sangue.
Percorrera a
multidão o rumor de que um dos líderes dos cristãos havia sido trazido
da Síria, e condenado, por ordens do imperador, a ser exposto às feras.
Um frenesi selvagem vai passando de banco para banco; o anfiteatro
inteiro levanta-se e solta o grito coletivo, pedindo que os cristãos
sejam lançados aos leões. Os mais fortes aplausos de nossos maiores
teatros são apenas brisa, se comparados aos brados da raiva diabólica
com que os romanos pediam o extermínio dos seguidores do galileu
crucificado. Como o estrondo de uma avalanche alpina ecoando através dos
montes, a vibração das vozes humanas percorre os palácios e os
monumentos de mármore da cidade que, pelos desígnios da Providência,
tornou-se um dos centros do cristianismo antigo.
Repentinamente, a
calma reina sobre as massas vivas; todos os olhos fixados no portai»
este. Os soldados conduzem à arena um homem idoso e fraco, Os cachos
prateados de seu cabelo foram branqueados pela neve de mais de cem
invernos; seu passo é firme; seu aspecto, mimado: nunca uma vítima mais
venerável foi conduzida através daquelas areias manchadas de sangue. Ele
é levado aos pés da plataforma imperial; o prefeito, tendo ouvido de
sua longa viagem desde o leste, e tocado por sua idade e aparência
respeitável, pareceu experimentar um sentimento de piedade, e
dirigiu-se-lhe nestas palavras: "Admiro-me de que ainda estejas vivo,
após toda a fome e o sofrimento que já suportaste; agora, consente ao
menos em oferecer sacrifício aos deuses, para que sejas livre da
horrível morte que te ameaça, e salva-nos do pesar de ter de
condenar-te".
Inácio, empertigando-se com majestade, e lançando ao representante do imperador um olhar de desdém, declarou:
—
Com tuas palavras brandas, desejas enganar-me e destruir-me. Sabe tu
que esta vida mortal não tem atração para mim; desejo ir a Jesus, que é o
pão da imortalidade e a bebida da vida eterna. Vivi inteiramente para
Jesus, e a minha alma anela por Ele. Desprezo todos os teus tormentos, c
lanço aos teus pés a tua liberdade oferecida.
O prefeito,
enraivecido com a linguagem ousada do bispo, proferiu num tom arrogante:
— Já que este velho é tão orgulhoso e desdenhoso, deixai-o ser
amarrado, e soltai dois leões para devorá-lo.
Inácio sorriu com
alegria. Com um ato de ações de graças no coração, e uma súplica muda
por forças, dirigiu-se à assembléia nestes termos: — Romanos que
testemunhais a minha morte não penseis que sou condenado por algum crime
ou má ação. E-me permitido que eu vá a Deus, o que anelo com insaciável
desejo; sou trigo de Deus, e devo ser moído pelos dentes das feras, a
fim de tornar-me para Ele um pão branco e puro.1
Caiu, então, de
joelhos, cruzou os braços sobre o peito, e com os olhos erguidos ao céu,
esperou calma e resignadamente pelo momento que deveria libertá-lo dos
problemas desta vida, e lançar-lhe a alma em seu vôo para a eternidade.
Mais um momento, e os pequenos portões das passagens subterrâneas se
abrem, e dois leões saltam para a arena.
Um silêncio palpável reina
no anfiteatro. As feras avançam... Basta. Deixemos que a imaginação
complete os detalhes angustiantes. 0 mártir foi-se ao encontro de sua
coroa. Podemos apenas transcrever as breves e tocantes palavras de seus
Atos-. "Sua oração foi ouvida: os leões nada deixaram, a não ser os
ossos mais sólidos de seu corpo".
A noite arrastou-se sobre a cidade.
O Coliseu está silencioso como uma tumba. À frouxa luz do luar. três
homens caminham rápida c silenciosamente à sombra das arcadas. Peno do
centro da arena, num dos lados da arquibancada do imperador, eles
abaixam-se e desdobram um pano, onde recolhem alguns ossos e uma porção
de areia empapada de sangue. São os cristãos Carus, Philom, e Agathopus,
que acompanharam Inácio desde a Antioquia.
Próximo ao Coliseu, há
uma casa freqüentada pelos cristãos. É a casa de Clemente, membro da
família de Flávio, e discípulo de Pedro. Para esta casa os três amigos
levam os restos mortais do querido pastor, e prestam-lhe as homenagens
fúnebres.
Embora Inácio seja o primeiro a ser mencionado por sofrer
no Coliseu, temos muitas razões para acreditar que houve muitos mais
antes dele, e depois também, expostos às bestas feras no mesmo lugar, e
de quem nenhum registro chegou até nós. Quando Inácio morreu, o Coliseu
já tinha vinte e sete anos de uso. Nesse tempo a perseguição aos
cristãos assolava com fúria ora maior, ora menor, e temos relatos de
cristãos sendo lançados às feras noutros anfiteatros do Império. Lemos a
respeito de Tecla, exposta, a mando de Nero, no anfiteatro de Licaònia.
Supõe-se que ela tenha sido a primeira mulher martirizada. Atílio
Glabrione. que era cônsul sob Domiciano (93 d.C), teve de lutar com um
leão no anfiteatro p Albano. 0 servo de Deus bravamente matou o leão,
mas foi depois martirizado pelo tirano, em Roma.
Conquanto seja
pequena a lista autenticada desses que sofreram no Coliseu de Roma.
temos várias razões para presumir que milhares foram enviados ao céu,
sem que tenhamos pies qualquer registro. O último e terrível dia, que
desvelará ao homem o passado e o futuro, encontrará entre o inigualável
coro dos mártires uma multidão de almas triunfantes, que lutaram na
arena do Coliseu, e cujos nomes não fomos capazes de honrar.