
AULA EM 16 DE OUTUBRO DE 2011 – LIÇÃO 3Revista: CPADTema: “Aprendendo com as Portas de Jerusalém"Texto Áureo: Ne 4.6_________________________________________- A paz do Senhor amado(a), está aqui uma sugestão para você ministrar sua aula ou aprender mais:
INTRODUÇÃO- Após ler essa introdução com a classe, você pode comentar a verdade prática,pois nos momentos de crise é que estamos mais dedicados na obra de Deus.- Ensine que cada porta do muro tinha um nome de acordo com sua utilidade.Por isso elas tem representações para nós, seja como indivíduos ou comoigrejas.- Comente também a afirmação da introdução de que enquanto as portas estãoqueimadas a cidade é presa fácil, e assim somos nós diante do inimigo, essasportas com suas representações para nós devem estar reconstruídas.
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I. A PORTA DO GADO E A PORTA DO PEIXE
1. A porta do Gado ou das Ovelhas.
- Professor(a) ensine sobre essa figura de Cristo na porta das Ovelhas, leia a
ref. Jo 10.7-9 e comente que essa é a primeira porta que deve ser restaurada
na vida do servo de Deus.
- Comente também que a porta que conduz a salvação é estreita e são poucos
que acertam com ela.Mt 7.14.
2. A porta do Peixe.
- É interessante ler a referência ler de Mt 4.19.
- Muitos crentes não tem essa porta aberta em suas vidas, e muitas igrejas
também não evangelizam. A porta do peixe está fechada.
- Diga que quem capacita para essa obra é Cristo, veja o que diz a Palavra
de Mt 4.19 "eu vos farei..."
- Professor amplie o conceito de evangelismo. Evangelismo não se resume
a entregar um folheto é muito mais do que isso. É dar exemplo de servo
de Cristo, de homem e de mulher de Deus. Muitas almas são ganhas
também sem palavras.
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II. A PORTA VELHA E A PORTA DO VALE
1. A porta Velha.
- Esse tópico é importantíssimo pois apresenta a área do estudo.
- A representação da porta Velha aponta para a manutenção das
velhas doutrinas da Bíblia. Muitos são os Crentes que gostam de inventar
doutrinas novas. E também congregações que se deixam levar por modismos
modernos.
- Comente que Satanás gosta das novidades teológicas nas igrejas, pois
elas causam mais divisão do que uni o povo de Deus.
2. A porta do Vale.
- Comente que essa porta representa as provações que vem da permissão
de Deus, que nos provoca quebrantamento. Pois muitos irmãos se tornam
com o tempo meio arrogantes, presunçosos e é necessário que o Senhor
permita que surja um vale de sofrimento para que cada um torne ao primeiro
amor.
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III. A PORTA DO MONTURO DA FONTE E DA GUARDA
1. A porta do Monturo.
- Ensine que era a porta de saída do lixo. Essa porta deve estar restaurada
na vida do crente, pois muitos irmãos tem estado em contato o lixo do
do mundo, tais como esses citados na lição.
- Vai mais profundo nisso, diga que "a casa mais limpa é a que menos se
suja" Então a melhor coisa é o crente remover de sua casa, toda a lixarada
da internet e de TV. Não que o crente não possa usar a internet nem a TV,
mas que ele saiba usá-los.
2. Porta do Fonte.
- Professor creio que aqui você pode fazer alusão a oração, veja ter a porta
da fonte é ter aceso a água que brota de Cristo. Para receber dessa água
deve-se pedir ao mestre. leia ou cite Jo 4.10, e para pedir algo a Deus
ainda é por meio da oração.
3. A porta do Guarda.
- De acordo com a lição, essa porta representa a guarda dos preceitos
do Senhor.
- Porém você pode apresentar algo ainda mais interessante, veja:
- A guarda em qualquer cidade daquela época, era responsável por manter
os atalaias nas torres de vigilância, para evitar que o reino fosse surpreendido
por ataques surpresas.
- Assim você pode fechar dizendo que para guardar os preceitos de Deus
não basta só conhecê-los, mas também vigiar para que não sejamos
surpreendido por ataques oportunos.
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CONCLUSÃO
- Amado(a) professor(a) recomendo que após você ler essa conclusão
pergunte aos alunos: Qual porta ainda falta ser reconstruída na sua vida?
Deixe cada um pensar e vá citando cada uma das portas.