
AULA EM 02 DE OUTUBRO DE 2011 – LIÇÃO 1
Revista: CPAD
Tema: “Quando a Crise Mostra a sua Face"
Texto Áureo: Ne 1.3
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- A paz do Senhor amado(a), está aqui uma sugestão para você ministrar sua aula ou aprender mais:
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), antes de começar se lembre de coisas importantes:
- Busque a participação de todos, com perguntas e debates;
- Torne a aula interessante, com ilustrações e exemplos;
- Torne a aula prática, mostrando aos alunos como eles poderão aplicar em
suas vidas o que aprenderam;
- Leia com os alunos essa introdução e comente algo sobre a vida de Neemias.
Você pode falar sobre quem ele foi, o que ele fez, seu chamado, etc.
- Diga aos alunos que a ideia é mostrar como Deus ajudou a nação de Israel
através da fidelidade de um homem e como o Senhor pode fazer isso com nossa
família, igreja e comunidade, através de nossa fidelidade.
- Leia também o livro de Neemias, te será muito útil nesse trimestre.
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I. A CRISE EM JERUSALÉM
1. Antecedentes históricos
- Professor(a) faça o contexto histórico desde o cativeiro.
Diga que eram dois reinos, o do Norte com 10 tribos e o do Sul com duas
tribos (Judá e Benjamim).
- O Reino do Sul foi levado em cativeiro por Nabucodonosor, do qual
fazia parte Neemias.
- Deus permitiu que Judá fosse levado em cativeiro pela sua desobediência,
assim o inimigo quer nos tentar para que venhamos a desobedecer e assim
ele nos leve em cativeiro pro mundo.
- Neemias alcançou um cargo elevado no reino de Babilônia, cujo rei
em sua época era Artaxerxes, Neemias era copeiro do rei, sua funça
principal era provar o vinho antes de passar ao rei, para prevenir o rei
de envenenamento pela bebida.
2. Deus dá o escape.
- O rei Ciro tomou o reino de Babilônia das mãos do soberbo Belsazar
e foi usado por Deus para libertar os primeiros cativos de Judá.
- De acordo com esse sub-tópico o escape de Deus pode vir pelas
mãos de um ímpio.
- Interessante aqui é apresentar uma ilustração que exemplifique isso.
- Você pode comentar também que isso ocorrerá se permanecermos
fiéis. Lembre também que o cativeiro tinha o tempo certo para terminar,
70 anos, assim também, além de ficarmos fiéis temos que esperar o
tempo de Deus (Kairós)
3. A volta com Zorobabel.
- Zorobabel era da linhagem de Davi, o nome dele aparece na genaologia
de Jesus em Mt 1.12.
- Lembre que a obra do Templo ficou parada por 15 anos. Porém depois
foi concluído o Templo e os muros de Jerusalém.
- Muitos tem deixado de ser casa de Deus por algum tempo, mas o Senhor
quer concluir a sua obra em nós e também construir um muro em volta
de nosso coração para nos livrar dos ataques de Satanás.
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II. O CHAMADO DE NEEMIAS
1. Quem era Neemias.
- Apresentação simples, mas veja se pode acrescentar algo.
- Interessante também que Neemias já desenvolvia algumas qualidades
que o tornaria útil no propósito de Deus assim como Paulo em sua época.
- Lembre aos alunos que Deus já estava nos observando quando ainda
éramos do mundo.
2. Chamado por Deus.
- Explore a tipologia que a lição trás.
- Você pode perguntar: Por que Templo sem muros é igreja sem
doutrina?
- Explique a importância da doutrina pra igreja.
- Uma igreja onde se ensina as doutrinas bíblicas, é como se tivesse
um grande muro, que impede a ação dos ventos de doutrina e os
ataques do exército inimigo.
- Cite algum exemplo de costumes mundanos dentro das igrejas
3. Orando em tempos de crise
- Cite a passagem de Tg 5.13 e comente que muitos deixam de orar
quando estão nos momentos de aflição, mas é nessa hora que devemos
mais buscar ao Senhor.
- Precisamos deixar de crentes de momento, que só ora quando está
tudo bem, outros só oram quando está tudo mal. Mas devemos
orar sem cessar.
- Comente também que Neemias queria uma estratégia para
falar ao rei. Exorte aos alunos a buscarem estratégias de Deus para
as realizações.
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III. A INTERCESSÃO DE NEEMIAS
1. Ele adorou a Deus.
- Comente após a leitura, que existem ensinamentos que orientam a
exigir a benção, como se encostasse Deus na parede, como se o
Senhor fosse obrigado a nos dar alguma coisa.
- O evangelho em algumas igrejas hoje é o evangelho das trocas:
Você dá isso pra receber aquilo. Combata isso! Somos adoradores.
2. Ele intercedeu por seu povo.
- Ensine que poucos irmãos oram pelo povo de Deus.
- Faça a exposição de como se encontra a sociedade atualmente,
a programação da TV carregada de sensualismo e duplo-sentido
3. Ele fez confissão de pecados.
- Diga aos alunos o pecado oculto impede o agir de Deus.
- Muitos irmãos se acomodam com os pecados e deixam de
confessá-los.
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CONCLUSÃO
- Amado(a) professor(a) após ler essa conclusão lembre aos
alunos que não basta orar devemos agir, pegar no arado,
sair para o combate.
Graça e Paz, boa Aula!